Advertisement

Responsive Advertisement

Hermes Trismegisto e as Sete Leis ou Princípios Herméticos que Regem o Universo

Consta em textos antigos que Hermes Trismegisto, viveu no Antigo Egito, não se sabe ao certo quando, mas estima-se que foi entre os anos de 1500 a.C. e 1200 a.C.

Há rumores que Hermes viveu por aproximadamente trezentos anos, sua existência se deu na mesma época de Abraão, pessoa com  quem compartilhou  parte de seus conhecimentos.

Hermes Trismegisto, era conhecido como “Hermes, o Três Vezes Grande” (três vezes grande, por ser grande nos planos físico, mental e espiritual) teve várias manifestações ao longo da história da humanidade.

Imagem de Hermes Trismegisto


Sua contribuição, foi registrada através de trinta e seis livros sobre teologia e filosofia, além de seis sobre medicina, porém todos perdidos ou destruídos após invasões ao Egito.

Dizem que ele possuía da chave do Universo e também a chave da mente humana, que foi o fundador da Astrologia, e descobridor da Alquimia, sendo aclamado como o pai da Ciência Oculta.

Costumava-se creditar também a Hermes Trismegisto o Livro dos Mortos ou o Livro da Saída da Luz, além do mais famoso texto alquímico – a “Tábua de Esmeralda”.

Após sua morte os egípcios divinizaram Hermes Trismegisto sob o nome de Thoth, o mensageiro dos deuses, assim como mais tarde os gregos o denominaram como Hermes, deus da sabedoria.

Link que direciona para o canal Consciência Desperta, no youtube, para assistir o vídeo: Hermes Trismegisto e as 7 Leis Herméticas que Regem o Universo



Os Sete Princípios Herméticos!

Os ensinamentos de Hermes Trismegisto se baseiam em sete Leis que governam todos os planos da natureza, os sete princípios herméticos, que regem o Cosmos.

Estes princípios governam todos os elementos existentes, desde a matéria até as energias sutis, e interligam o Cosmos em um sistema coeso.


1º Princípio do Mentalíssimo: "O Todo é Mente; o Universo é mental".

Esse princípio fala basicamente sobre o poder da mente, pois  contem a verdade que o Todo todo é uma consciência que criou tudo a partir de si próprio para ter diferentes tipos de experiências e aprendizado, portanto tudo está interligado.

Dessa forma,  para que posamos existir é necessário que primeiramente tenha havido a ideia de quem somos.

O universo em que vivemos e tudo o que cremos ser realidade é de natureza mental: a natureza, nossas ações, nossos corpos e todo o resto. 

Sendo assim, nossos pensamentos interferem diretamente em nossa vida cotidiana, portanto é é necessário ficar atento aos pensamentos, pois eles podem ser manifestado em nossa realidade, mesmo que de forma involuntária.

 O universo é um campo de energia mental em dimensões particulares.


2º Princípio da Correspondência: "O que está em cima é como o que está embaixo. O que está dentro é como o que está fora".

Este princípio entende que há padrões que se repetem nas mais diversas escalas e nos mais diversos planos de existência, desde os planos materiais até os energéticos e espirituais.

Compreender esse princípio é o que permite deduzir as soluções ocultas para os problemas, afinal o Todo está em toda parte, no microcosmo e no macrocosmo.

Este princípio nos traz a ideia de que somos parte do Todo, estamos contidos, não há separação. Somos poeira de estrela, feitos a imagem e semelhança do Criador.


3º Princípio da Vibração: "Nada está parado, tudo se move, tudo vibra".

Segundo este princípio, nada está estático, tudo vibra, em maior ou menor grau.

O universo e tudo o que o inclui é pura energia em vibração manifestada de diferentes formas.

O estado vibratório de um Ser representa seu estado emocional e ele acaba atraindo para si tudo o que vibra na mesma frequência energética.


4º Princípio da Polaridade: "Tudo é duplo, tudo tem dois polos, tudo tem o seu oposto. O igual e o desigual são a mesma coisa. Os extremos se tocam. Todas as verdades são meias-verdades. Todos os paradoxos podem ser reconciliáveis".

Esse princípio ensina que vivemos em um universo de dualidade.

Explica que todos os oposto são apenas dois polos da mesma natureza e que vivemos uma constante busca de equilíbrio.

Sendo assim, amor e o ódio são simplesmente manifestações de uma mesma coisa, diferindo apenas em graus de sentimento.

Imagem ilustrativa da Lei ou Princípio da Polaridade



5º Princípio  do Ritmo: "Tudo tem fluxo e refluxo, tudo tem suas marés, tudo sobe e desce, o ritmo é a compensação".

Esse princípio nos fala que para tudo existe um ritmo, um balanço, um ciclo, um fluxo, que vai e volta, que sobe e desce.

Um movimento para um polo sempre será compensado por um movimento de igual magnitude para outro polo.

No entanto ao dominar esse princípio, aprendemos a fluir nas energias dos ciclos e nos polarizarmos a ponto de neutralizar a oscilação pendular que nos leva para o polo oposto daquele que desejamos estar.


6º Princípio da Causa e Efeito: "Toda causa tem seu efeito, todo o efeito tem sua causa, existem muitos planos de causalidade mas nada escapa à Lei".

O princípio da Causa e Efeito explica a dinâmica universal dos acontecimentos em diversos planos, pois nele contem a verdade de que há uma cauda para todo efeito e um efeito para toda causa. 

O presente é um resultado de efeitos de causas passadas. Toda energia que você emana, seja pensamentos, emoções, atitudes, terá um efeito. 

É importante ressaltar que o princípio não deve ser confundido com a ideia de que temos um destino pré-determinado; apesar de nada escapar à Lei da causa e efeito, é possível que, por meio do domínio da mente, sejamos agentes causadores, motivados por nossa força de vontade.


7º Princípio do Gênero: "O Gênero está em tudo: tudo tem seus princípios Masculino e Feminino, o gênero manifesta-se em todos os planos da criação".

Esse princípio nos ensina que o masculino e o feminino estão sempre nas ação em todos os planos de existência: espiritual, mental e físico.

É a partir dele que surge todo o nosso potencial de criação, geração e regeneração.

Nada pode ser criado sem a aliança entre elementos femininos e masculinos, afinal tudo aquilo que existe possui dentro de si um lado feminino e masculino.

Postar um comentário

0 Comentários