Advertisement

Responsive Advertisement

HERMES TRISMEGISTO O "TRÊS VEZES GRANDE" também conhecido como O "MENSAGEIRO DOS DEUSES"

HERMES TRISMEGISTO O TRÊS VEZES GRANDE


Hermes Trismegisto, foi uma personalidade muito misteriosa e por esse motivo muitas pessoas duvidavam que ele tenha sido real.

Entretanto também há aqueles que acreditam que ele foi sim real e mais ainda, alguns acreditam que Hermes Trismegisto era uma consciência muito evoluída, já ascencionado.

HERMES TRISMEGISTO O "TRÊS VEZES GRANDE" também conhecido como O MENSAGEIRO DOS DEUSES
Clique na imagem para assistir o vídeo


Quem Foi Hermes Trismegisto

Conforme relata alguns textos antigos, Hermes Trismegisto foi um legislador egípcio e filósofo, que viveu na região de Ninus, no antigo Egito. 

Ninguém sabe ao certo quando, afinal ele foi uma figura totalmente misteriosa, porém estima-se que foi por volta de 1500 a.C à 1200 a.C.

Existem rumores que ele viveu por aproximadamente 300 anos, e que sua existência se deu na mesma época de Abraão, pessoa com que compartilhou seus conhecimentos.

Hermes Trisegisto foi denominado o Três Vezes Grande, porque foi grande nos planos físico, mental e espiritual, ou seja, ele dominou esses três planos!

Dizem que ele possuía a chave do universo e também da mente humana.

Foram atribuídos a Hermers Trismegisto 36 obras sobre teologia e filosofia, e mais 6 sobre medicina, no entanto, todas essas obras foram perdidas ou destruídas após as invasões ao Egito.

Há quem diga que que Hermes Tismegisto não era humano, muitos duvidam inclusive que ele tenha sido real.

Alguns dizem que ele era uma consciência evoluída, um ser já ascencionado, que se manifestava em forma humana, mas que na realidade não era natural desse planeta ou plano físico.

Algumas pessoas definiam Hermes como o "mensageiro dos Deuses”, pois diziam que ele escrevia o que os deuses lhe ditavam, essas pessoas acreditavam que ele recebia mensagens de uma dimensão superior e que ele era o mensageiro para os seres humanos. 

Outros concordavam que a filosofia hermética teria sido criada por um conjunto de escribas, devido a diversidade dos temas, e que esses escribas, atribuíram o nome de suas obras a uma figura fictícia, que seria então Hermes Trismegisto

Entretanto independente de Hermes ser ou não humano, não podemos negar sua contribuição para com a humanidade.

O estudo sobre sua filosofia herética é denominado hermetismo, e é importante ressaltar que o hermetismo é uma filosofia e não uma religião.

Podemos dizer que sua personalidade envolve muitos mistérios, afinal a existência de Hermes está ligada a várias figuras mitológicas.

Alguns textos relatam que Hermes era uma divindade da cultura helenística, e que séculos após sua morte, mais especificamente por volta de 300 a.C. a 30 a.C., durante a Dinastia Ptolomaica.

A miscelânea da cultura helenística, ou seja, a reunião de diversos textos da cultura helenística com o da cultura egípcia deu origem a dezenas de cultos e religiões.

Hermes Trismegisto o Deus Thot

E então os egípcios divinizaram Hermes Trismegisto sob o nome de Thot o mensageiro dos deuses, assim como mais tarde os gregos o denominaram como Hermes o Deus da sabedoria. 

Dessa forma, é possível que Hermes Trismegisto, seja uma associação humanizada entre Hermes e Thoth.

Ele deixou um imenso legado para toda a humanidade e embora muitos de seus ensinamentos tenham-se perdido ao longo do tempo, ainda é possível aprender muito com o que restou.


As principais obras associadas a Hermes Trismegistro


Corpus Hermeticum ou Coleção Hermética

Uma das principais obras associadas a Hermes é Corpus Hermeticum também conhecida como coleção Hermética que é uma coletânea de 17 ou 18 textos e poemas, neles contém principalmente textos gregos escritos nos primeiros séculos da era Cristã.

Esses textos possuem cunho religioso e filosófico. 

O primeiro desses textos é o mais célebre deles, é o fundamento de todos os outros, pois nele há a inteligência divina personificada, que revela a hermes a natureza de Deus e a origem, a estrutura, e o destino do universo e da vida humana. 

Esses textos receberam muita atenção de eruditos e daqueles interessados pelo ocultismo.

O livro atravessou a idade média por meio de traduções e influências de alquimistas sírios e árabes, mas chegou ao seu formato atual graças aos esforços de ocultistas durante a renascença.


Tábua de Esmeralda ou Tábua Esmeraldina

Tábua de Esmeralda ou tábua esmeraldina é um texto que contem os segredos sobre a substância primordial, ou seja, aquilo que é onipresente em tudo que forma o universo, e todas as suas formas e potencialidades.

Embora seja um texto críptico e compacto, possui uma enorme relevância nos dias de hoje, por revelar os conhecimentos antigo sobre o Universo.

O primeiro vestígio documentado sobre a Tábua de Esmeralda pode ser encontrado numa carta de Aristóteles a Alexandre o Grande durante a sua campanha na Pérsia. 

A qual integrava uma versão em latim da grande obra “Segredo dos Segredos” (“Secretum Secretorum”) que foi traduzida a partir do original em Árabe. 

É corre dizer que esse foi um dos livros mais lidos durante a idade média, pois esse livro fala sobre as ciências que regem o universo, desde a astrologia e propriedades mágicas e medicinais de plantas e minerais, numerologia, e acima de tudo, o segredo sobre uma ciência unificada.

Atualmente o texto é visto por conter uma das maiores verdades sobre o nosso universo, que é provado pela comunidade científica e pelas ciências da mecânica quântica.

É também o guia de muitos outros ensinamentos e programas em séculos mais recentes, que defendem a existência de leis universais como por exemplo Lei da Atração e Lei da Vibração.


O Caibalion (Kybalion)

Bem na realidade o Caibalion, não foi escrito por Hermes Trismegisto, mas é uma obra atribuída aos ensinamentos herméticos.

Baseia-se nos sete princípios Herméticos que juntos, constituem uma explicação das leis básicas que se aplicam a toda a criação.

Foi sistematizados pela primeira vez no ocidente, originalmente foi escrito na língua inglesa.

A palavra Kybalion, pode ser traduzida como “tradição ou preceito manifestado por um ente de cima”.

Até hoje não se sabe quem realmente o escreveu, sendo normalmente atribuído a três indivíduos autointitulados Os Três Iniciados.

Segundo Os Três Iniciados, esse livro contêm a essência dos ensinamentos de Hermes Trismegisto, tal como ensinado nas escolas herméticas do Antigo Egito e da Grécia.

O título do livro (Kybalion) deriva da mesma raiz que levou ao termo “cabala” em hebraico.

Muitas ideias apresentadas neste livro anteciparam conceitos relativamente modernos como a Lei da Atração e também as ideias ligadas ao Movimento do Novo Pensamento.

Nele, se encontram as descrições dos 7 Princípios Herméticos que regem todo o universo!


Muita paz, muita luz!

Postar um comentário

0 Comentários